Por uma educação de moda afro-brasileira

“Uma proposta curricular que aborda a moda afro-brasileira no ensino dos cursos de Moda no Brasil.”A moda afro-brasileira é um novo segmento que vem sendo reconhecido dentro da cadeia produtiva de moda desde o final do século 20. Porém, nas escolas de Moda pouco se estuda a contribuição das mãos negras no fazer da moda brasileira. De estilista, designers, empreendedores às costureiras e artesãs, quando essa corporeidade é negra, a invisibilidade se acentua no fazer desses profissionais. Portanto, essa roda de conversa visa discutir a urgente necessidade de criar um currículo que aborde a contribuição da cultura afro-brasileira na moda. E reconhecer os efeitos de sentido dos modos de vestir da cultura negra, para desconstruir a ideia de que a moda afro seria destinada somente para negros, mas não é. Como todo produto de moda responsável e sustentável, ela pretende resgatar sua ancestralidade e valorizar, sim, quem a cria e de onde vem suas origens.
Véu Barreiros é consultora de moda e jornalista. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), especialista em gestão do design de moda, pesquisadora sobre moda e estética negra. Membro da RCNI (Rede de Consultoras Negras de Imagem e Estilo).

Desenvolveu a metodogia Soul Diversa que alia estilo, moda, identidade e comunicação. Um método que tem como missão ajudar pessoas a construir suas próprias narrativas e fortificar sua marca pessoal através da imagem, com um olhar humano e acolhedor.

Tags:

Data

27 abr 2023
Expired!

Tempo

14:30 - 16:00

Mais Informações

Leia Mais

Etiquetas

Presencial

Localização

Fashion Meeting Club
R. Dep. Lacerda Franco, 342 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05418-001
Categoria

Posts recentes

    Comentários

    Nenhum comentário para mostrar.

    Enviar Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *